O Caso Morel

Código: 528833 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


Um assassinato, um suspeito e muitas perguntas.

Romance policial, investigação sobre os limites do desejo, experimento narrativo, o primeiro romance de Rubem Fonseca parece um jogo de espelhos, em que os personagens se desdobram, assim como a história e o próprio narrador, sem que saibamos quais são os originais e quais são os reflexos.
Paul Morel é um artista de vanguarda que está preso pela suspeita de assassinato de uma de suas namoradas. Na cela, recebe a visita do escritor Vilela, ex-delegado que já aparecera no conto final de A coleira do cão (1965). Enquanto Morel pede ao escritor auxílio para escrever — não sabemos se um romance ou sua autobiografia —, Vilela enxerga no artista semelhanças com sua própria vida. O que lemos é o entrelaçamento de duas narrativas paralelas: ora estamos diante do manuscrito de Morel, ora é o narrador que assume a história. Até que, no final, as tramas se encontram em uma conclusão brilhante.
Publicado em 1973, quando Rubem Fonseca já era considerado um dos principais contistas brasileiros, O caso Morel é um romance curto, em que o autor retoma e desenvolve temas já explorados em seus contos, como a arte, o sexo, a violência, a moral e a relação do homem com o mundo.
Com o cuidado narrativo levado às últimas consequências, este é um livro que ultrapassa os limites do gênero policial em nome da complexidade da literatura.
Sobre os autores(as)

Fonseca, Rubem

RUBEM FONSECA nasceu em 1925 e faleceu em 2020, pouco antes de completar 95 anos, deixando uma contundente obra com trinta livros, entre os quais romances, novelas, coletâneas de contos e O romance morreu, que reúne crônicas publicadas no Portal Literal. Entre seus principais títulos estão Lúcia McCartney (1969), O caso Morel (1973), Feliz ano novo (1975), O Cobrador (1979), A grande arte (1983) e Agosto (1990). Em 2013 publicou, pela Nova Fronteira, o volume de contos Amálgama, vencedor do prêmio Jabuti de sua categoria. Ainda recebeu outras cinco vezes o Jabuti; em 2003, os prêmios Juan Rulfo e Camões; e, em 2015, o Machado de Assis, concedido pela ABL, pelo conjunto da obra. Seu último livro publicado em vida foi a antologia de contos Carne crua, de 2018.

Augusto, Sergio

SÉRGIO AUGUSTO nasceu no Rio de Janeiro, em 1942. Iniciou sua carreira na Tribuna da Imprensa, em 1960. Crítico, repórter, redator e editor, fez parte das mais importantes publicações do país, como O Pasquim, a Folha de S.Paulo, as revistas O Cruzeiro e Veja, entre outras. Desde 1996, é colunista de O Estado de S.Paulo.

Baldi, Mateus

O PREFACIADOR Mateus Baldi é escritor e jornalista. Mestrando em literatura, criou a
Resenha de Bolso, voltada para a crítica de literatura contemporânea.

Colaborou com diversos veículos da imprensa, como Piauí e O Estado de
S. Paulo, e foi colunista da revista Época.
ISBN 9786556401966
Autores Fonseca, Rubem (Autor) ; Baldi, Mateus (Prefácio) ; Augusto, Sérgio (Posfácio)
Editora Nova Fronteira
Idioma Português
Grade curricular Ensino Médio
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 200
Acabamento Brochura
Dimensões 20,80 X 13,50
Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade